Como Pagar o IPVA do Carro com Atraso

No início do ano, somos sempre “presenteados” com vários gastos. São eles: o IPTU, o IPVA, matrículas escolares, material escolar, dentre outros. O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) deve ser pago por todos os proprietários de veículos, seja carro, moto, ônibus, van, caminhão, etc.

A cobrança chega no início do ano, como já dissemos, junto com tantas outras cobranças desse mesmo período. O valor arrecadado com o IPVA é usado de acordo com cada estado. Ao contrário do que muitos pensam, esse imposto não é só usado para reformas de estradas e outros gastos relacionados ao transporte terrestre.

O valor cobrado varia de acordo com o veículo. O cálculo é feito conforme o modelo do carro, valor e ano de fabricação. Esse valor pode ser pago à vista, em uma única parcela, ou pode ser parcelado em mais vezes. Quem paga o IPVA à vista recebe um desconto.

Cada veículo tem um prazo máximo para o pagamento, de acordo com a sua placa. Porém, muitas pessoas acabam deixando esta data passar, por esquecimento, ou por falta de dinheiro mesmo. E quando isso acontece, muitos motoristas ficam sem saber como fazer para pagar o imposto. Então vamos lá! Aqui você verá como fazer para quitar esse débito com o seu estado.

IPVA atrasado: saiba como pagar!

Pagando o IPVA com Atraso

Depois de estar vencida, a guia para pagamento do IPVA ficará disponível no site da Secretaria da Fazenda de seu Estado. Basta acessar o site e usar o número do Renavam do veículo para imprimir sua guia. Os juros e a multa já são calculados na hora. Esses valores não são nada baixos, por isso é sempre bom evitar o pagamento com atraso. A multa é de 20% sobre seu valor original e um total de 1% por cada mês de atraso. Tais valores não são negociáveis.

Alguns bancos também disponibilizam esta guia em seus sites, mas nem todos fazem o recebimento do IPVA. Verifique no seu banco se há a possibilidade.

Algumas pessoas se perguntam se é possível parcelar o valor do imposto, depois de estar vencido. Infelizmente não é possível. Se você não quiser pagar mais juros, terá que pagar o valor integral. Caso seja aparcelado, mais juros serão inclusos na cobrança.

Caso você não consiga imprimir a guia para pagamento na internet, existe também a opção de ir a um posto de atendimento da Secretaria da Fazenda para pegar a guia do IPVA e pagar o imposto. No site você encontra os endereços.

Importância de Pagar o IPVA

O IPVA é um imposto obrigatório, e é necessário o seu pagamento para renovar o documento de seu veículo todo ano. Sem a renovação do documento, seu carro fica impossibilitado de circular nas ruas. Caso você parado em uma blitz policial, poderá ter o seu veículo apreendido, sendo necessário o pagamento de todos os impostos em atraso para a retirada do mesmo. Além disso, o condutor perde pontos na carteira e terá que pagar uma multa por conduzir um veículo sem os documentos obrigatórios.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *