Como financiar um carro facilmente, sem atrasar as prestações

Ter um carro não é mais questão de luxo há muito tempo. O carro é essencial para a locomoção, ainda mais quando se tem filhos pequenos. Depender de carona de parentes e amigos, ou do transporte público nem sempre é uma boa opção, não é mesmo?!

Pensando nisso, muitas pessoas optam por comprar um carro financiado, já que juntar dinheiro para comprar um veículo à vista está cada vez mais difícil. E com o crédito relativamente fácil, as concessionárias aceitando cartões de crédito, cada vez mais aumenta o número de veículos financiados no mercado.

Realmente, está mais fácil conseguir crédito para financiar carros e até outros bens. Mas é preciso ficar atento, pois as taxas de juros são altas, e a inadimplência está cada vez mais alta. Se você financiar o seu carro, não pode atrasar as prestações, pois a financeira pode emitir um mandado de apreensão do veículo por falta de pagamento.

Como Financiar um Carro?

A primeira coisa a se fazer é pensar se realmente você precisa do carro e se vai conseguir pagar as parcelas com a sua renda mensal. Feito isso, avalie o valor que você consegue financiar, para não comprometer grande parte do seu salário. A escolha do carro deve começar pelo preço. Compre um veículo que você possa pagar, nada de comprar um carro novo só pela beleza e por status.

É preciso lembrar também das outras despesas com o carro, além das prestações. Depois que você adquire um veículo, precisa gastar com gasolina, seguro, estacionamento, dependendo do lugar e com a manutenção. Só compre um carro se tiver certeza que conseguirá manter as despesas, fora os impostos de início de ano.

Depois de decidir comprar mesmo o carro, e escolher o que melhor se adapta às suas condições financeiras e à sua rotina, escolha um banco para fazer o financiamento. O melhor é conversar primeiro no banco que você tenha uma conta. Veja com o seu gerente as condições para o financiamento e depois procure as opções de carros disponíveis para a compra de acordo com o financiamento proposto pelo banco.

Para facilitar, você pode fazer uma simulação online pelos sites dos bancos. Assim você já tem uma boa noção de valores e quantidades de parcelas. Além disso, no site do Banco Central você consultar as taxas de juros dos bancos.

Faça contas antes de financiar um carro

Não Atrase as Parcelas!

Como já dissemos, antes de financiar um carro, mapeie todos os seus ganhos e gastos, para não comprometer o seu salário mais do que deve.

Se for possível, dê uma boa entrada, para financiar o menor valor possível. O número de parcelas a serem pagas também deve ser o menor possível, para reduzir os juros. Se você já tem um carro e deseja trocar por um melhor, uma boa opção é dar o seu carro de entrada e financiar somente o restante. Ganhos extras, como participação de lucros e 13º também podem ser boas opções para dar uma boa entrada.

Depois de fazer o financiamento e pegar o seu veículo, é só ficar atento à data de vencimento das prestações para não atrasar.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *