Capa Para Carro Realmente Protege do Sol?

Essa é uma dúvida comum para aqueles que costumam deixar o carro estacionado em locais descobertos por grandes períodos de tempo, durante o dia. Será que uma capa realmente ajuda a proteger a pintura do Sol?

A resposta para esse questionamento é positiva, já que a exposição excessiva à luz do Sol e à chuva podem sim causar danos a pintura do carro. Além de os raios solares também prejudicarem o interior do veículo, como o banco, e partes de plástico, como puxadores, para-choques e o painel, que tendem a ressecar.

Por isso, é sim importante proteger o seu carro se ele fica durante muito tempo exposto a condições extremas. E mesmo se sua garagem é coberta, mas você usa pouco o veículo, só dirigindo aos fins de semana, é bom usar uma boa capa, já que o acúmulo de poeira e sujeira também pode ser prejudicial. Além disso, você também está protegendo seu veículo contra outros riscos, como até mesmo as indesejáveis fezes de pássaros.

Capa Carro

O uso de uma capa ajuda a proteger a pintura do seu carro.

Porém, também é importante ter cuidado no momento de escolher a sua capa, pois o uso inadequado ou um item de má qualidade, podem ser até mais prejudiciais para a pintura do seu carro, causando riscos e manchas.

Tipos de capas

Existem muitas opções disponíveis no mercado, com capas que oferecem proteção contra raios UV (ultravioleta), com ou sem forro, permeável ou impermeável, que refletem a luz solar, etc. Há também de diversos materiais diferentes, como de tecido, lycra, vinil, neoprene, couro sintético, TNT, entre outros, com os mais diferentes tamanhos e especificações.

Recomendações gerais

Para cada uso e condição, existe uma que é ideal, por isso é importante ler as especificações do fabricante, e ver se aquele tipo específico de capa se enquadra à sua necessidade. Além disso, também é importante estar atento as especificações para não usar a capa de forma inapropriada, podendo causar danos na pintura do carro.

Dê preferência a capas com forro interno, já que esta é uma ótima proteção contra riscos, seja no momento de colocar a capa, ou de retirá-la.

Outro ponto importante é sempre usar a capa com o carro limpo, pois se o veículo estiver sujo a poeira pode riscar a pintura, e seco, porque a água pode manchar a pintura.

Outra recomendação é para nunca cobrir o carro o motor ou a lataria aquecidos, para evitar a possível formação de umidade proveniente do resfriamento. Além disso, também é recomendado a cristalização da pintura, uma vez por ano, para impedir o desgaste excessivo.

Garagem sem cobertura

Em caso de sua garagem ser descoberta, deve-se sempre utilizar capas impermeáveis, com proteção UV e também forração interna. Essas capas são mais caras, mas valem a pena, pela proteção que oferecem. Nunca se esqueça de verificar a capa periodicamente, para certificar-se de que não há infiltração nem acúmulo de umidade interna.

Garagem coberta

No caso de garagens cobertas não há necessidade de se preocupar tanto com a impermeabilidade, e também com a proteção aos raios UV. Ainda assim, é necessário tomar cuidado, escolhendo sempre capas que não absorvam umidade. Ainda assim, o principal objetivo aqui será proteger da poeira, por isso, uma capa mais simples pode ser suficiente.

Por fim, é importante verificar regularmente se a capa não sofreu avarias, ou se ela está possibilitando a formação e o acúmulo da umidade em sua parte interna. Quando o carro for usado poucas vezes, lembre-se sempre de retirar a capa, ao menos semanalmente, para que o ar seja renovado.

Comentários
  1. Amigao Hinos

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *