Ford Focus: Histórico e Evolução desde 2000

Carro que chegou a conquistar o título de o mais vendido do mundo em 2013, segundo lista da Jato Dynamics, o Ford Focus com certeza é um sucesso também no Brasil. Passou a ser fabricado em 1998, com a missão de substituir o também muito popular Escort, e assim competir de igual para a igual com modelos mais que na época eram mais modernos, como Fiat Brava, Opel Astra (Chevrolet Astra por aqui) e Volkswagen Golf.

No seu lançamento, uma das maiores inovações foi a suspensão traseira multibraço, que permitiu ao modelo se igualar ao Golf, como o hatch que oferece maior prazer ao dirigir. Chegou à América do Sul em 2000, sendo produzido na Argentina, de onde é exportado para o Brasil desde então.

Primeira Geração – MKI

Focus-2000

A primeira geração do Ford Focus chegou ao Brasil em 2000

A primeira geração do Ford Focus chegou ao Brasil em 2000, nas versões hatch de cinco portas e sedã de quatro postas, ambas com opções Básica e Ghia. Os primeiros motores disponíveis eram os Zetec SE, 1.8 16v de 115 cv e 2.0 16V de 130 cv, nas versões Base sedan, Ghia sedan e Ghia hatch.

A primeira novidade nos modelos destinados ao mercado brasileiro chegou em 2002, com o hatch recebendo a opção de motor 2.0, igual a do sedã. Já em 2003, foi produzida a primeira série especial do Focus no Brasil, com 360 unidades do XR 2.0 16v, que tinha como base a versão básica, porém com um diferencial nas rodas, aro 16” e com um desenho exclusivo, suspensão um pouco rebaixada, e outras novidades visuais. Ainda em 2003, o carro passou a ter a opção de câmbio automático de quatro marchas, para as versões com motor 2.0.

A primeira reestilização do modelo vendido no Brasil veio em 2004, mudando a frente para ficar semelhante a dos modelos europeus. O motor também foi substituido por um produzido no Brasil, o Zetec RoCam 1.6 8v de 103 cv. A partir de então, foram quatro versões disponíveis: GL 1.6 (somente no hatch), GLX 1.6, GLX 2.0 16v e Ghia 2.0 16v.

Focus-2004

Em 2004, modelo vendido no Brasil foi reestilizado

Em 2005 foram duas novidades: um novo motor Duratec 2.0 16v de 147 cv, disponível nas versões GLX e Ghia, e um novo pacote estético ST, que acabou não fazendo tanto sucesso.

Depois, o Focus ficou um pouco “esquecido” no Brasil até 2007, quando o motor Zetec RoCam 1.6 passou a ser Flex. Já no ano de 2008, as últimas novidades da primeira geração chegaram ao mercado, com o fim da versão Ghia e o surgimento da GL 1.6 para o sedan.

Segunda Geração – MKII

A segunda geração chegou ao Brasil em 2008

A segunda geração do Ford Focus chegou ao mercado brasileiro em 2008, convivendo com a primeira geração até o fim de 2009. Como novidades, foi realizada uma reestilização, semelhante à europeia. As primeiras versões foram as GLX e Ghia, com motor Duratec 2.0 16v de 147 cv no câmbio manual, e 140 cv no câmbio manual.

Versão sedan do Ford Focus 2008

Em 2010, com o fim da primeira geração, o Focus ganhou motor Sigma 1.6 16v de 115 cv Flex, disponível na versões GLX. Uma nova versão básica GL, com motor Flex, chegou ao mercado, atrasado em cinco anos com relação aos principais concorrentes.

Terceira Geração – MKIII

 

Focus-terceira-geração

A terceira geração do Ford Focus passou a ser produzida em 2013

A terceira geração do Focus, chamada de Mk3, chegou ao Brasil em 2013, nas versões hatch e sedan, alinhadas com as versões da Europa e EUA. O maior destaque ficou por conta do alto nível de equipamentos e tecnologias adotadas.

As versões ganharam novas nomenclaturas, sendo chamadas de S, SE, SE Plus, Titanium e Titanium Plus. O motores são o 1.6L Sigma TiVCT Flex, que rendem 130/135 cv (gasolina/etanol), e 2.0L Duratec Direct Flex, sendo o primeiro motor de injeção direta com a tecnologia flex, rendendo 175/178 cv (gasolina/etanol).

O câmbio pode ser manual de cinco velocidades ou automatizado de 6 velocidades, com dupla embreagem PowerShift, sendo está última a única disponível para modelos com motorização 2.0.

A quarta geração do Ford Focus já está prometida para 2017.

Linha 2016

Focus-2016

Ford Focus 2016 Hatch

A partir da linha 2016, o Focus passou por nova reestilização, exibindo o mesmo padrão visual dos outros modelos da Ford, e com desenho semelhante ao do Focus lançado na Europa. Além disso, o modelo também teve suas versões reposicionadas.Os preços variam de R$ 69.900 a R$ 100.900 nas versões hatch, e de R$ 78.500 a R$ 101.900 nas sedan.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *