Rodas de Aço ou de Liga Leve: Qual a melhor opção?

As rodas são uns dos acessórios mais cobiçados por quem tem um carro, atrás apenas dos aparelhos de som e multimídia. Neste sentido, é muito comum que pessoas que estão interessadas em customizar o seu veículo, dar um novo visual ou até mesmo valorizá-lo, fiquem interessadas em trocar as rodas originais dos automóveis.

É aí que as rodas de liga leve costumam aparecer. Com uma variedade muito maior de modelos e cores do que as tradicionais rodas de aço, elas costumam fazer sucesso entre muitos consumidores.

Mas aí surgem dúvidas sobre qual dos dois modelos é de fato melhor para o veículo, sem falar nos diversos mitos que as rodas de liga leve suscitam, desde de que elas são mais frágeis do que as rodas de aço, até que melhoram o desempenho do veículo, por serem mais leves.

Características

Liga Leve

As rodas de Liga Leve possuem muito mais variedade de design do que as aço.

As rodas de liga leve são compostas de uma liga feita de alumínio, para reduzir o peso, e também de silício e ferro, para garantir resistência. Como o nome diz, elas são mais leves que as rodas de ferro, além de serem mais fáceis de moldar, o que resulta em uma variedade muito maior de modelos e cores do que as feitas de aço.

Já as rodas de aço são as mais comuns encontradas no mercado, com a maioria dos veículos populares saindo de fábrica com esses modelos. Em questão de aspecto, as rodas de ferro são mais pesadas que as de liga leve, além de terem sempre a mesma aparência, já que o material é de difícil modelagem. Tanto que carros com esse tipo de rodas costumam usar calotas por cima, para mudar o visual.

Vantagens e Desvantagens

Na comparação entre os dois tipos, a maior diferença, apontada por especialistas, acaba sendo mesmo a estética e o preço. Ambas são projetadas para aguentar impactos causados por rodagem em estradas ruins, por exemplo.

Para as rodas de liga leve, o principal diferencial e vantagem está mesmo na questão do estilo. Como já dito, por serem feitas com materiais mais maleáveis, as rodas acabam ganhando os mais variados modelos, desde desenhos mais comuns até os mais arrojados, além de muitas cores, o que agregam muito na aparência do veículo.

Além disso, as rodas de liga leve também contribuem para uma maior valorização do automóvel, resultando em um maior preço de revenda. De acordo com alguns especialistas no mercado de carros, essa valorização pode chegar a até 10%, em alguns casos.

Outro ponto à favor das rodas de liga leve é a durabilidade. As rodas de ferro contém óxido de carbono, elemento muito suscetível à oxidação, o que acaba levando a uma maior corrosão, o que não acontece com as de liga leve.

Além disso, as rodas de liga leve são até 20% mais leves do que as de aço, o que contribui para um menor desgaste dos amortecedores e sistema de suspensão e frenagem. Há também um menor consumo de combustível, já que o peso é menor.

Já no quesito da resistência, os dois tipos de roda se equivalem, com uma pequena vantagem também para a roda de liga leve, por conter silício, elemento químico que aumenta muito a dureza do alumínio.

Roda de aço

As rodas de aço são muito mais baratas do que as de liga leve.

Porém, apesar dessas vantagens já destacadas para as rodas de liga leve, há também alguns pontos à favor das rodas de aço. Primeiramente, o maior deles é a questão do preço. Rodas de liga leve tem um preço muito maior em comparação com as de ferro, e esse acaba sendo sempre um dos principais fatores a se considerar no momento da escolha.

Porque se por um lado, as rodas de liga leve oferecem muito mais estilo e design, ajudando até na valorização do veículo, por outro, o fato de o desempenho não ser tão diferente, apesar de algumas vantagens da liga leve, faz com que seja sempre bom pesar bem a questão do preço, se vale o investimento para aquilo que você imagina para o seu carro.

Além disso, as rodas de aço são mais fáceis de reparar, em caso de impactos que resultem em danos, como amassados. Elas podem ser desamassadas sem maiores prejuízos, enquanto que as de liga não oferecem esta opção, e ao serem submetidas a fortes impactos, correm o risco de trincarem, e até quebrarem, sem ser possível concertar.

Esse último quesito resulta também em uma maior praticidade das rodas de aço. É muito mais simples reparar danos e em casos de emergência, achar alguma assistência. Para as rodas de liga leve, não é qualquer borracharia na beira da estrada que conseguirá te ajudar.

Essas são as principais características, vantagens e desvantagens dos dois tipos de rodas. Se a roda de liga leve agrega valor, é mais bonita e possui outras pequenas vantagens em relação às rodas de aço, ela também é muito mais cara, por isso cabe ao motorista pesar prós e contras para chegar a conclusão de se vale a pena o investimento.

Além disso, é extremamente importante atentar para o tamanho do aro indicado pela montadora. Se um veículo receber rodas de um diâmetro não recomendado para o seu modelo, ele pode ter problemas na suspensão e maior desgaste nos pneus.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *