O que é Envelopamento Automotivo: Vale a Pena?

Uma moda que está conquistando cada vez mais adeptos é o envelopamento de veículos. Muitos motoristas têm entrado nessa onda, aplicando adesivos ou películas em seus carros, seja para dar um novo visual, mudar a cor do veículo, ou mesmo porque é dito que isso ajuda a proteger a carroceria.

Mas isso é verdade? Existem riscos de fazer isso no carro? Pode prejudicar a pintura, ou, por outro lado, ajuda mesmo a proteger a carroceria? Essas ainda são algumas dúvidas comuns entre muitos motoristas, já que por mais que essa seja uma prática cada vez mais comum, ainda é relativamente nova, o que levanta muitos questionamentos.

Como já destacado, o envelopamento automotivo consiste basicamente na aplicação de uma película adesiva por toda a extensão do carro. São diversas opções de cores e modelos, desde os tons foscos, com o preto sendo o mais popular, até opções mais coloridas, e com diversos desenhos diferentes.

Vale a pena?

A resposta para esta questão, desde que a película seja de boa qualidade e o processo de instalação seja o adequado, é sim, vale a pena realizar o envelopamento em seu veículo. Esse processo não danifica a pintura do veículo, mantendo a carroceria do carro com as mesmas condições em que estavam no dia do envelopamento.

envelopamento-automotivo

Quando aplicado adequadamente, e com uma película ideal para carros, o envelopamento automotivo pode valer muito a pena

Além disso, a película realmente ajuda a proteger a carroceria e a pintura do veículo, já que que impede o contato com o meio externo, diminuindo o desgaste. O que pode ocorrer, entretanto, é o carro ficar com tons diferentes na pintura, quando o envelopamento não cobrir toda a carroceria do veículo, já que apenas algumas partes do veículo ficarão expostas ao desgaste.

Outro ponto positivo para o envelopamento é que isso pode ser mais barato e mais rápido do que pintar o carro. Assim, pode ser uma opção para se a pintura do seu veículo está muito deteriorada e desgastada. O resultado poderá ser bastante positivo, e durar bastante, se todos os cuidados com manutenção e limpeza forem seguidos.

A única condição para isso é que a película seja de boa qualidade, e do tipo adequado para veículos, obviamente. Além disso, a instalação deve ser realizada da forma correta, por profissionais especializados, já que a aplicação inadequada pode riscar e provocar outros danos na pintura.

Resumindo, se material for o adequado e a aplicação for correta, vale a pena sim realizar o envelopamento em seu veículo.

Tipos de adesivo

Como já dito, não é qualquer película adesiva que é adequada para carros. Aplicar o adesivo errado pode prejudicar grandemente a carroceria e a pintura do seu veículo, como riscos e restos de cola que são extremamente difíceis de remover.

O material usado para o envelopamento deve ser um adesivo próprio para automóveis. Deve ser um adesivo de alto padrão, resistente à ação do sol, chuva e outros desgastes possíveis, além de ser removível, sem deixar restos ou danificar a pintura do seu carro.

Por isso, antes de fazer o processo, certifique-se de que o material é o adequado para carros. Você pode pesquisar na internet ou em lojas especializadas, além de consultar o local onde irá realizar a aplicação. Nunca, em hipótese alguma, coloque um adesivo em seu carro que não seja o adequado para tal.

Aplicação e remoção

Para garantir que seu carro não sofra danos, e que o envelopamento realmente valha a pena, a película deve ser aplicada de maneira adequada, mais especificamente em uma empresa especializada.

Caso você ache que consiga, e tenha as ferramentas necessárias, pode tentar fazer a aplicação você mesmo, mas aí será por sua conta em risco, pois as chances de riscar o carro no momento de colocar o adesivo é grande, quando o processo não é feito da maneira correta.

Por exemplo, o envelopamento deve ser feito sempre de trás para frente, ou seja, começando no porta-malas, em direção ao capô. Deve ser assim para que a sobreposição não sofra resistência do vento, e não corra o risco de desgrudar quando o carro estiver em movimento.

A remoção também deve ser cuidadosa, pois, mesmo com a película adequada, podem ocorrer danos no momento de retirar o adesivo. Por isso, procure sempre por locais especializados para realizar o serviço, que sejam de confiança e tenham boas referências.

Se tudo for feito da maneira adequada, tenha certeza de que valerá a pena, pois além de dar o estilo que você deseja para seu carro, deixando-o único, você estará protegendo seu veículo.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *