Como casar a impedância dos alto falantes no carro

Podemos dizer que a impedância é uma espécie de resistência elétrica. A resistência elétrica de um material equivale à energia que é gasta por ele para transformar a corrente elétrica que passa por ele em calor. Quando a corrente elétrica não é transformada em calor pelo material, ele causa um impedimento para a passagem da corrente, que se torna então energia cinética (mecânica).

No caso do som, essa energia cinética causa uma vibração nos cones, que é transformada em som, uma espécie de conversor de energia elétrica em sonora. Este processo é chamado de reatância.

Combinando reatância e resistência em um equipamento, podemos chegar a uma espécie de média, que é chamada de impedância. As grandezas citadas aqui são medidas em Ohms.

E como casar a impedância?

Casar a impedância nada mais é do que fazer algumas contas simples de multiplicação e divisão de acordo com a ligação feita nos alto falantes para que elas fiquem idênticas à saída de seu módulo amplificador. Veja o exemplo na imagem do site som para carros e depois a explicação de como fazer as contas:

Ligação em série e paralelo de alto falantes no módulo amplificador.

Ligação em série e paralelo de alto falantes no módulo amplificador.

Se eu tenho 2 alto falantes de 4 Ohms e preciso ligá-los a uma saída de amplificação com 2Ohms, é preciso fazer uma ligação em paralelo (+) e (+) com (-) e (-) a impedância de cada alto falante (que é 4), é dividida pelo número de alto falantes (que são 2). Sendo assim temos que 4/2 = 2 Ohms.

Outra forma de casar impedância é dividindo a potência entre todos os alto falantes, que é a ligação em série (+)(-)(+)(-), ou seja, no primeiro alto falante você tem que ligar um dos terminais do amplificador no (+) do alto falante e ligar um fio do terminal (-) do alto falante anterior no (+) do próximo alto falante, e no último alto falante ligue o terminal (-) do amplificador no terminal (-) do alto falante. E para descobrir a impedância final é só somar a impedância de cada alto falante.

Exemplo de impedância ligando-se 2 alto falantes de 4 Ohms em série: 4 + 4 = 8 Ohms.

Cuidados com a impedância

Ao casar a impedância dos seus alto falantes, é preciso ter cuidado para não queimar a saída do seu amplificador. De uma forma simples, saiba que quanto menor a impedância, mais potência ele irá puxar do amplificador, e quanto maior for a impedância, menos potência ele irá puxar. Então, é preciso saber a impedância de saída do amplificador, pois se ele tiver uma potência que não esteja de acordo com os alto falantes, ele pode se queimar. O ideal é “casar” corretamente.

Se a impedância de saída do módulo for maior que a dos alto falantes, este poderá queimar. Se a impedância dos alto falantes forem maior que a saída do amplificador, você não corre o risco de queimar a saída, mas não terá toda potência a disposição. O ideal é fazer com que a impedância dos alto falantes se equipare a do módulo.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *